Como dormir melhor? Um método de autodescoberta com técnicas para relaxar e remédios caseiros.

Por Linoleum Crew
21/03/2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
PUBLICIDADE

Em tempos em que todos procuram respostas rápidas para problemas complexos, nos pegamos questionando por que todos os resultados do google trazem listas para quem quer saber como dormir melhor e lutar contra a insônia. Se for pensar bem, isto é um tanto preocupante se considerarmos que estas técnicas não te convidam a encontrar a origem do problema. 

Pensando nisto, reunimos neste post uma linha de raciocínio (ou um modelo mental) para te ajudar a identificar a origem de sua insônia, para então entrar nas práticas que podem auxiliar a ter boas noites de sono. Sem segredos e sem truques mágicos. De que adianta alguém te dizer para não usar o celular antes de dormir se todo o resto do seu dia você esteve inconsciente em relação aos seus pensamentos?

Experiência Real

Durante muitos anos lutei contra a insônia e sempre fui contra o uso de remédios por acreditar que existe um caminho para acalmar a mente, mas exige comprometimento e crença em nossa capacidade interna de enxergar as verdadeiras raízes do problema. 

Para você que está acompanhando o post, este relato não é feito por um profissional da saúde, mas por alguém que enfrentou graves problemas para dormir e encontrou saídas e práticas que mudaram o jogo. Muito do que aprendi nos últimos anos foi através da leitura na própria internet, garimpando e filtrando tudo o que poderia ser útil de fato.

Faço o convite para que esta leitura seja feita da forma mais neutra possível, mas com o coração aberto para entender que se a insônia existe, é porque algo que inquieta a mente existe antes dela. Espero que o conteúdo tenha valor para você e que as boas noites de sono logo venham à seu encontro.

Como Dormir Melhor

Na grande maioria dos casos, as pessoas que têm dificuldades para dormir não conseguem aquietar a mente. Logo ao deitar na cama um turbilhão de pensamentos invade a cabeça: trabalho, relacionamento, dinheiro, problemas, angústias, etc. Esta enxurrada de pensamentos é comum e vamos detalhar adiante algumas técnicas para amenizar este fluxo insano.

Para os ansiosos, com frequência os pensamentos intercorrentes vem ainda carregados de negatividade e medo, o que torna a situação ainda pior. Muitos dos que buscam informações sobre como dormir melhor são também ansiosos de carteirinha.

Um breve olhar para dentro

O primeiro exercício que propomos é o de mapear de forma ampla como está sua vida hoje. Todos temos problemas e atravessamos fases difíceis durante a vida. Isto é um fato comum para qualquer pessoa. O segredo é olhar para estes problemas com positividade. 

Para fazer este exercício, sugerimos que você pegue uma caneta e um papel. Se você estiver comprometido com nossa proposta, lá na frente verá que fazer anotações é uma técnica importante.

Para começar este exercício, separe sua vida em algumas frentes diferentes:

  • Trabalho
  • Dinheiro
  • Relacionamentos
  • Auto-estima 

Para cada uma destas frentes, trace uma risca no meio da folha. Do lado esquerdo, liste os pontos que te trazem algum tipo de incômodo e que frequentemente passeiam pelos seus pensamentos. Tente não listar mais do que cinco pontos para cada frente. Se concentre nas coisas que realmente te incomodam e que você gostaria de mudar.

Técnicas para relaxar e dormir melhor

Faça o exercício sem pressa. Depois de colocar no papel, analise com calma tudo que você que você escreveu. Do outro lado da risca, liste para as mesmas frentes quais são os seus desejos para que estes incômodos não mais existam.

Depois de preencher as duas colunas, gaste um bom tempo olhando para seus incômodos e como seria um cenário ideal sem eles. Com certeza você vai perceber que para algumas coisas você tem controle da situação, e para outras não. Este é o ponto de partida: saber que não podemos ter controle sobre tudo e que precisamos abrir mão em algumas situações.

O objetivo deste exercício é criar consciência sobre o fato de que problemas sempre existirão, mas o que realmente importa na vida é vivê-la sabendo que há caminhos para resolver incômodos e que nunca podemos deixar de acreditar que as coisas se resolverão.

A importância da positividade

Se você chegou até aqui, já ficamos felizes. Acredite, este passo é fundamental para descobrir como dormir melhor. Agora que você já sabe os pontos que te geram incômodo e desencadeiam o fluxo de pensamentos, fazemos um convite para ter uma atitude mental positiva cotidianamente.

Para quem nunca ouvir falar dos conceitos de positividade, vamos listar aqui algumas técnicas para que os pensamentos que permeiam sua mente te levem para um lugar bom e colaborem com a qualidade de seu sono:

  • Acredite no seu potencial
  • Lembre-se que todos passam por fases ruins
  • Valorize a sua vida
  • Controle suas emoções
  • Aceite que você não pode controlar tudo
  • Tenha amor próprio
  • Agradeça por tudo de bom que você tem

Todo dia ao acordar, repasse estes itens em sua cabeça e faça uma visualização positiva da sua vida. Mentalize que você terá um dia bom, que todos seus problemas são passageiros e agradeça pela vida que tem.

Ao longo do dia, mantenha a atenção nos pensamentos que transitam em sua cabeça. Quando perceber que está sendo direcionado para pensamentos negativos, pare e respire, retome o foco e mentalize coisas boas.

Desenvolva o hábito de escrever os pensamentos que te afligem. É uma forma de tirá-los cabeça. Não se preocupe em ter um diário ou registrar cada dia da sua vida, mas simplesmente colocar pra fora tudo que está na sua cabeça. Fazer isto pela noite é aliviador. Experimente.

Como Dormir Melhor?

Agora que você passou por estas duas etapas que são fundamentais para entender melhor a origem e comportamento dos seus pensamentos, vamos falar sobre técnicas, hábitos e remédios naturais que são comprovadamente muito eficazes pra você que quer saber como dormir melhor e lutar contra a insônia.

Tenha em mente que nunca bastará chegar em casa a noite e seguir um passo a passo. Este é o grande engano das listas que encontramos por aí. Dormir bem começa com mudanças de atitude logo que você acorda, como falamos acima. No decorrer do seu dia você se livrará dos pensamentos compulsivos e aos poucos começará a chegar em casa com a cabeça mais leve.

Outro ponto fundamental é encarar o exercício físico como um grande aliado, e não como um truque. Encontre uma forma de encaixar as atividades físicas na sua rotina diariamente por 30 minutos. Você não vai se arrepender.

Dicas para relaxar antes de dormir:

  • Desligue qualquer tela uma hora antes de ir para a cama;
  • Sempre tome um banho morno antes de se deitar;
  • Evite alimentos pesados após 19h;
  • Cafeína depois das 15h nem pensar;
  • Medite por 5 minutos (dica de aplicativo: Insight Timer);
  • Escute música clássica ou instrumental;
  • Faça 10 minutos de alongamento.

Técnicas para dormir mais rápido

  • Respire com calma, imagine o ar entrando e saindo;
  • Leia um livro por 15 minutos;
  • Mentalize lugares bucólicos;
  • Visualize um prédio com janelas acesas. Vá apagando uma por uma;
  • Visualize as ondas quebrando na areia da praia;
  • Agradeça por tudo de bom que aconteceu no seu dia.

Remédios caseiros e naturais para dormir bem

  • Chá de Camomila
  • Chá de Erva Cidreira
  • Óleo essencial de Lavanda
  • Óleo de CBD
Remédio Caseiro Para Dormir Melhor

Esperamos que este post te ajude a dormir melhor. Sabemos que a insônia atrapalha muito a vida e quando mais pensamos nela, mais a situação piora. Aos poucos passaremos a oferecer outros conteúdos voltados para ter uma vida mais equilibrada. Este é um desejo que sempre tivemos, que está em linha com a proposta do nosso site e com o perfil da nossa audiência. Nos vemos!

Deixamos o convite para conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho. Confira nossos posts sobre viagens e inspire-se com nossa curadoria de arte e design.

TAGS:

PUBLICIDADE

Cadastre-se e receba antes nossas dicas e novidades!