10 princípios do marketing que nunca vão mudar

Por Linoleum Crew
18/06/2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
PUBLICIDADE

O mundo do marketing, assim como a mídia, a tecnologia e as necessidades dos consumidores, também está em constante evolução e mudança. Enquanto certas tendências de marketing vão e vêm, outras resistiram ao teste do tempo.

Vamos dedicar este post a apontar alguns princípios do marketing que permanecem intactos às mudanças do mundo e provavelmente nunca mudarão. Pensar em estratégia de marketing sem tê-los em mente, fatalmente será um erro.

A necessidade da mensagem certa para seu público

O marketing é essencialmente levar a mensagem certa ao público certo – isso nunca mudará. O que muda são as ferramentas para fazer isso de maneira mais eficiente e eficaz. Seu público-alvo e sua mensagem também podem mudar, mas você sempre precisará combinar os dois.

Acertando o produto

Agora, mais do que nunca, os profissionais de marketing precisam ajustar perfeitamente seus produtos ou serviços ao cliente. Se não fizer sentido, o cliente pulará fora. Os clientes podem descobrir mais produtos do que nunca, estão expostos a mais críticas e estão menos ligados às marcas tradicionais. Antes, o reconhecimento da marca e as mensagens podiam encobrir inadequações, mas as empresas e produtos (e terceirização) eram expostos para sempre.

Tempo para criatividade e inspiração

Criatividade e inspiração fazem parte dos princípios do marketing desde o primeiro dia. Eles continuam sendo os fatores decisivos para impulsionar o sucesso da marca, o envolvimento dos funcionários e idéias memoráveis. Os líderes devem reservar um tempo para promovê-los e não se envolver tanto nos negócios. Pense em Don Draper no final de Mad Men. Precisamos sempre ter uma maneira de permitir a criatividade ou o marketing deixará de inspirar seu público.

A necessidade de idéias

Pode parecer trivial, mas o produto mais valioso que uma agência (ou consultoria) pode oferecer a um cliente foi e sempre será uma idéia grande, ousada, alteradora de negócios, esmagadora de projeção e inovadora.

Princípios do Marketing que nunca mudarão - As boas idéias

Contando histórias que se conectam ao coração

Encontre aquela história autêntica que mostra a singularidade da sua marca e sinta orgulho disso. Agora que a história está no seu coração, encontre a melhor maneira de contar a história para que ela caia no coração do seu público-alvo. As histórias existem desde o início dos tempos e são eternas. Certifique-se de que suas histórias cheguem ao coração do seu público. Divirta-se contando histórias!

Comunicação é um fator humano

O marketing passou por muitas iterações. De fato, a atual obsessão por medições e táticas (como vista no surgimento da disciplina de “hackers de crescimento”) esqueceu um aspecto crucial e imutável dos princípios de marketing: a comunicação. Por mais que você queira se concentrar nos dados, não esqueça que a chave para o marketing bem-sucedido é a comunicação cuidadosa com o ser humano no final da mensagem.

O uso da psicologia

O marketing depende de conceitos psicológicos para tornar suas estratégias eficazes. FOMO, descontos, promoções de dois por um, brindes e muitas outras estratégias de marketing baseiam-se em influenciar os sentimentos das pessoas. Esse elo fundamental entre marketing e psicologia permanecerá forte para sempre. O que isso significa para os líderes é que eles se beneficiariam de aprender mais sobre psicologia.

Medindo seu ROI

Uma coisa no marketing que nunca mudou e nunca deve mudar é garantir que você esteja obtendo um retorno do investimento para seus gastos com marketing. Uma marca deve sempre garantir que os investimento nunca sejam apenas branding, mas também expandam seus negócios com ROIs positivos.

A imaginação humana

Muita coisa foi automatizada e tornada eficiente nas últimas duas décadas de inovação em marketing. Agora, temos ótimas ferramentas para eliminar a necessidade de estratégias e tarefas rotineiras que sugam nosso tempo e dinheiro. O que nunca será automatizado é a imaginação humana. O que precisamos hoje e sempre são idéias poderosas. As idéias conduzem o propósito e as possibilidades do que precisamos para prosperar como cultura e indústria.

Autenticidade

A única coisa que nunca mudará é ser autêntico à sua marca. Nos últimos meses, vimos mudanças nas mensagens da campanha, mas as execuções criativas que ressoam com os consumidores são as que permanecem fiéis à mensagem da marca. Aprender sua mensagem e missão ajudará as marcas a desenvolver conexões mais fortes com os consumidores e as partes interessadas.

Curti? Deixamos o convite para conferir o post sobre Atitude Mental Positiva que preparamos especialmente pensando em quem empreende.

Este post foi gentilmente cedido pela revista Advertising Age.

Apóie nosso trabalho no instagram. Diariamente postamos referências garimpadas por nossas andanças virtuais. Por lá você encontrará muita coisa bacana sobre arte, design, música e gastronomia. Uma extensão visual do nosso blog.

Instagram Linoleum Magazine

TAGS:

PUBLICIDADE

Cadastre-se e receba antes nossas dicas e novidades!