Fender Rhodes, um mergulho na história deste piano elétrico icônico.

Por Linoleum Crew
08/06/2020
Fender Rhodes Mark 1
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
PUBLICIDADE

Basta um acorde para que o som marcante de um Fender Rhodes invada nossos ouvidos com seu timbre inconfundível. Nem todos sabem, mas o projeto inicial deste piano elétrico foi concebido por Harold Rhodes e encomendado pelo governo norte-americano, que na época precisava de um piano portátil para ser usado no lazer e recuperação de soldados durante a II Guerra Mundial.

No final dos anos 50 a Fender adquiriu a licença de produção e lançou no mercado o clássico Fender Rhodes Mark I, que curiosamente nunca foi um sucesso. Seu timbre e mecânica de funcionamento não agradaram a princípio.

Somente quando músicos do jazz e soul começaram a utilizar o instrumento em suas composições foi que ele caiu nas graças e imediatamente se tornou uma referência de sonoridade para a época.

Deste momento em diante o piano Fender Rhodes passou a fazer parte da história da música moderna como conhecemos. Seus sucessores, Mark II e Mark III, também são objetos de desejo até hoje, mas é o Mark I o modelo mais disputado e raro, vendido por cifras altas no mercado.

É curioso o fato da CBS, um dois maiores conglomerados de mídia do mundo, ter comprado a marca no meio dos anos 60. A partir deste momento a concepção dos instrumentos mudou completamente. Este fato faz com a geração inicial deste piano seja ainda mais valiosa para a música.

Manutenção Geral

Apesar de ser famoso por manter sua afinação por longos períodos, uma rodada de ajuste se faz necessária vez ou outra. É um piano que no geral não requer muito trabalho para fazer a afinação. Fora a verificação da parte mecânica dos martelos, o deslizamento do arame preso à corda, para trás ou para frente, te dará condições de encontrar a frequência desejada.

Tirando isso, é sempre importante manter em dia a manutenção das partes metálicas e também o nivelamento das teclas, obtido através do ajuste da distância e ângulo entre o captador e a corda.

Como comprar um Fender Rhodes?

Não existe uma resposta precisa, mas a dica de ouro é ter muita paciência e cerca de R$5.000 no bolso para fazer este investimento que mudará sua vida. Conhecemos algumas histórias de proprietários felizes que encontraram um modelo esquecido na casa de alguém, mas a chance disto acontecer é bem pequena.

Os lugares mais comuns para se encontrar um Fender Rhodes é no Mercado Livre, OLX ou eBAy. No caso de comprar fora do Brasil, as atenções precisam ser redobradas pelo fato de não ter acesso físico para fazer um teste e por terem questões de importação que certamente darão muita dor de cabeça.

Fender Rhodes, um som que marcou época e mudou a música moderna.

Embora seu funcionamento seja rudimentar, a principal diferença em relação à um piano normal é que a vibração sonora não se dá diretamente pela batida do martelo na corda, e sim por um martelo que bate em uma espécie de diapasão que faz a nota soar.

Tendo isso em mente, aqui vão algumas dicas fundamentais na hora de testar seu Fender Rhodes antes de decidir pela compra:

  • ressonância de todas as teclas
  • estado geral do gabinete
  • presença dos pés de apoio
  • estado geral da parte elétrica
  • presença dos potenciômetros
  • funcionamento dos pontenciômetros
  • funcionamento dos pedais
  • conservação das partes metálicas

Alguns sons marcantes

Enquanto escrevíamos este post pensamos fomos buscar no spotify uma playlist inspiradora com diversas músicas onde o Fender Rhodes é o grande astro. Solta o play em alto volume!

Esperamos que tenha curtido o post. Deixamos o convite para conferir nossos posts sobre arte & design. Inspirações garimpadas pelas nossas andanças pela internet.

Apóie nosso trabalho no instagram. Diariamente postamos referências garimpadas por nossas andanças virtuais. Por lá você encontrará muita coisa bacana sobre arte, design, música e gastronomia. Uma extensão visual do nosso blog.

Instagram Linoleum Magazine

TAGS:

PUBLICIDADE

Cadastre-se e receba antes nossas dicas e novidades!