Tênis Vans: a história contada através de seus antigos anúncios de revista

Por Linoleum Crew
03/04/2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
PUBLICIDADE

Hoje vamos falar sobre a história do tênis VANS, criada na Califórnia em 1966 por Paul Van Doren e mais três sócios. A marca era muito pequena e fabricava seus tênis quase que artesanalmente, vendendo-os de porta em porta direto para o público, que naquela época começava a criar a cultura do skateboard.

A marca levava o próprio nome do seu criador. O primeiro modelo de tênis VANS vendido foi o Deck Shoes, que hoje é mais conhecido como Vans Authentic. Eles nunca imaginaram a história da VANS no futuro.

No começo dos anos 70 a VANS Of The Wall já era uma marca muito popular entre os skatistas, que passaram a contar com um tênis fabricado pensando neles. A então nova geração foi a primeira a romper com o estilo de skate herdado do surf clássico dos anos 50 e 60, adotando um padrão mais radical nas manobras.

O solado vulcanizado era um dos grandes diferenciais do tênis, porque além de oferecer resistência e durabilidade, auxiliava na realização das manobras. No meio da década os próprios skatistas começaram a chamar a marca de VANS, e ai a brincadeira começou.

tenis-vans-historia-anuncio-02

A partir da metade dos anos 70, a VANS se consagrou e começou a deixar sua marca na história. Os clássicos skatistas da era dos Z-Boys, como Tony Alva, tiveram suas signature lines lançadas pela marca e ano após ano o estilo da VANS virou um ícone de toda uma geração. O clássico Vans Old Skool foi criado nesta época e o modelo mais vendido até hoje.

tenis-vans-historia-anuncio-05

Nos anos 80 os tênis VANS começara a circular também entre a cena punk rock e hardcore da Califórnia, uma vez que este estilo de som sempre caminhou ao lado do skate e do surf. Este laço se tornou tão forte que nos anos 90 o VANS Warped Tour se consolidou com um dois principais festivais de punk rock do mundo, com bandas célebres como NOFX (nossa eterna inspiração), Bad Religion e Pennywise tocando em quase todas edições.

tenis-vans-historia-anuncio-06

Neste post reunimos alguns dos anúncios das primeiras duas décadas da história dos tênis VANS. Além de viajar por uma estética totalmente old school, é bacana observar como a história do skate caminha lado a lado com a história da marca. Esperamos que goste!

tenis-vans-historia-anuncio-07

Tênis VANS – Lojas e Preços

Este não é o intuito do post, mas achamos legal comentar um pouco sobre as promoções, lojas e preços dos tênis VANS no mercado brasileiro. O curioso é que nos últimos 5 anos o modelo old skool se tornou muito popular aqui no país, enfrentando inclusive um grande desafio para barrar o mercado de produtos falsificados.

Me recordo que meus primeiros pares de tênis VANS foram comprados na Galeria do Rock em 1997 e custavam muito barato e duravam 1 ano inteiro usando sem parar e metendo da lixa sem dó. Bons tempos.

tenis-vans-historia-anuncio-09
tenis-vans-historia-anuncio-10

Embora nos Estados Unidos seja possível comprar os modelos básicos por cerca de USD40, aqui no Brasil os preços são realmente altos e inflacionados. Na loja oficial da VANS o modelo old skool custa R$329. Uma bagatela.

Para quem está atrás de promoções e outlet, na Rua Teodoro Sampaio 2056, em São Paulo, há uma ponta de estoque da marca. Nem todos os modelos estão disponíveis, e quando estão, a numeração é restrita. No entanto, vale uma passada lá.

tenis-vans-historia-anuncio-11
tenis-vans-historia-anuncio-13
tenis-vans-historia-anuncio-14
tenis-vans-historia-anuncio-15
tenis-vans-historia-anuncio-16
tenis-vans-historia-anuncio-17
tenis-vans-historia-anuncio-18
tenis-vans-historia-anuncio
tenis-vans-historia-anuncio-12

Esperamos que o post tenha sido inspirador. É legal ver como uma marca criada de forma autêntica se desenvolve ao longo do tempo e os caminhos que trilha para se manter relevante.


Se estiver em São Paulo, deixamos o convite para conferir nossas aventuras gastronômicas pelos bares e restaurantes da cidade.

Siga @linoleum.company no instagram e inspire-se com nossos posts diários sobre arte, design, fotografia e música.

TAGS:

PUBLICIDADE

Cadastre-se e receba antes nossas dicas e novidades!